
[/ No dia 12 de Outubro comemora-se o Dia das Crianças e de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil para os católicos ]
Há mais ou menos quatro anos atrás, começavam as primeiras discussões, entre nós do grupo, sobre solidariedade, desigualdade social, sobre a situação de algumas crianças carentes em nossa cidade e o que poderíamos fazer para de alguma forma melhorar esse triste contexto.
Eu sempre fui solidário, é da minha natureza, sempre tenho vontade de me mobilizar para ser útil as pessoas. Gosto quando as pessoas se sentem bem, independente se as conheço a fundo ou não. Aí entra uma questão delicada que observo: às vezes é muito mais fácil a gente ser solidário só com quem a gente conhece, acha que precisa, com quem a gente gosta, mas e os demais?
Devo lembrar que Solidariedade é como Justiça, são cegas. Devemos ajudar independente de quem seja. Até considero isso um dever de todo ser humano. Ser caridoso, comunitário; dividir deveria ser obrigatoriedade, pois não faz mal a ninguém e soma; só isso: soma! E nem por um momento acredito que "apenas" fazendo Campanhas para arrecadar algumas coisas e doar a essas crianças, penso que estou "fazendo a minha parte". Devemos fazer a nossa parte todo dia, a todo momento, com todos ao nosso redor, indireta ou diretamente. Aí, além da família, dos amigos mais próximos, entram o nosso vizinho, o colega no trabalho, um desconhecido na rua, qualquer pessoa. Aí, estamos falando de tolerância com o outro; saber ser um pouco mais útil às pessoas - sem esperar nada em troca com isso -; se importar com o bem estar de todos; oferecer um minuto de atenção; uma palavra amiga; um favor; doar-se mesmo. Isso, não custa tanto! E faz, sim, uma enorme diferença: na vida de quem prática, na vida de quem recebe e na vida de tudo ao redor.
Então, para vivermos numa rua mais limpa, numa cidade menos violenta, num estado mais digno, num país mais justo, num universo melhor, devemos começar mudando o nosso contexto (interiormente), e CONTINUAR a fazer o que é certo independente se os outros estão fazendo. Se cada um fizer a sua parte e não ficar prestando demasiada atenção se o outro está fazendo a parte dele, ao invés de engatinharmos, passaremos a correr rumo ao desenvolvimento sustentável!
Voltando às Campanhas... Reunidos de bons sentimentos e uma grande vontade de ajudar, minha família, meus amigos e eu nos mobilizamos. Com a ajuda de uns aqui, outros acolá, empresas conscientes, nós reunimos forças para nos superar a cada Campanha. Ajudar mais crianças. Trazer mais sorrisos no rosto delas, pelo menos nesses momentos. Eu sei que algumas pessoas dizem que isso é pouco e nunca vai mudar nada, que estamos perdendo tempo. A essas pessoas, eu digo que "temos plantado muitas sementes" (meu objetivo é esse!) e nunca se perde tempo quando nos prestamos a ajudar. Nunca. Muito bem dito, alguém uma vez: "a melhor maneira de se encontrar é se perder em benefício de outros". Sábio isso.
Nessa última Campanha, realizada ontem mesmo no Dia das Crianças, conseguimos roupas, brinquedos, calçados, doces, entre outros presentes. Mais de 300 para ser mais exato!
Eu acredito que vivemos num mundo que constantemente tenta nos dizer que "não tem como", que "está muito difícil", "é cada um por si", e acredito que muito dessa "filosofia" nossas crianças absorvem. Então, o que eu quero? Nesses dias de Campanha, dizer exatamente o contrário: Sim, é fácil, há esperança, e muitos como nós acreditamos em vocês, tenham fé e persistam no Bem!
[/ O sucesso e a pobreza são coisas efêmeras e o planeta está constantemente dando voltas. Se liga nisso! ]
2 comentários:
Oi JOnasssss!!
Estava a espera de notícias sobre a campanha!!
Tenho certeza que o sorriso nos rostinhos das crianças foi garantido :)
O trabalho maravilhoso que o grupo faz na Páscoa, Dia das crianças e Natal, pode parecer para muitos algo pequeno que não vai mudar nada, tal como você comentou, porém tenho certeza inabalável, que para essas famílias, que têm a chance de poder comemorar tais datas, através das doações, a diferença é GIGANTE!
Afinal, mais que o presente, está envolvido a intenção e o sentimento.
Que sentimento mais lindo e mais ilumiando existe além da felicidade?
Para uma familia pobre, que mal tem recursos para alimentação, saber que porque alguém se importou, seu filho poderá ter um dia das crianças mais colorido e mais feliz.
Parabéns pela iniciativa e que essa campanha cresça cada vez mais!!!
Hugs!!!
Teacher :)
Oi, Aline! rs
Obrigado pelas palavras. Uma vez mais eu quero te agradecer pela ajuda na Campanha, muito obrigado mesmo.
O meu maior objetivo com as Campanhas é despertar nas crianças uma nova percepção: que há pessoas que se importam com elas e com um caminho correto. E despertar nos adultos o sentimento de solidariedade.
Acredito que o "pouco", continuadamente, chega no "muito". Não tenho pressa. Mas tenho persistência! :)
Thanks
Hugs!
Postar um comentário