quinta-feira, 28 de maio de 2009

WAKE UP!


[/ me sinto cada dia mais renovado, porque meu aniversário está chegando e sei que nesde dia eu sempre renasço! ]


Não sei se você já percebeu, mas tudo na vida tem um tempo certo para acontecer. A gente solta uma bexiga no ar e espera que ela volte em nossas mãos. Só que não é bem por aí... felizmente ou infelizmente. Durante toda minha vida bati de frente com o mundo! Em alguns momentos da minha jornada, o tempo foi o meu guerreiro fiel; noutros, um tirano que me enfrentou ferozmente; me derrubava e eu levantava. Nunca entendi esse meu desentendimento com coisas pré-estabelecidas. Me dá ânsia só de me imaginar conivente a submissão. Sei que Eu tenho o meu tempo. E desde sempre foi assim. Tempo para resolver um problema. Tempo de ficar sozinho. Tempo de dar risada. Tempo de chorar calado e sofrer no meu canto. Tempo de ‘viajar’ – ainda que em mim mesmo -.
Eu sei que às vezes acabo magoando e chateando algumas pessoas por eu ser assim... nunca fiz por maldade. Um dia eu estava conversando com a minha mãe sobre isso: por que tudo tem que ser no meu tempo?
O que minha mãe me disse:
“- Jonas, eu e natureza queríamos que você nascesse de nove meses – como é o recomendado -. Mas VOCÊ quis nascer de oito meses! Fui às pressas para o hospital mais próximo, porque você queria nascer logo. E como chutava. Daquele momento em diante, eu entendi que você vinha no seu tempo, nem antes nem depois, e eu teria que respeitar. “

Eu tenho o meu tempo! Nem me mostrem relógios com horas marcadas, porque não sigo um único caminho. Eu não mando em nada, em ninguém, em momento algum, em lugar nenhum, mas mando em mim! E no meu corpo mais ninguém controla. Tenho que respeitar os Meus apelos. Prefiro me dar ouvido a nadar a favor da maré só para aparecer bonitinho na foto.
Vejo muitas pessoas que vão conforme o fluxo, dançando conforme a banda, mecanicamente, sem questionar nada, e se matando um pouco por dia. São pessoas que não estão felizes, odeiam como agem, suportam seus falsos amigos e, mesmo assim, continuam ‘empurrando’ uma vida artificial e medíocre, sem autenticidade alguma, sem tentar mudar nada, crentes que estão bem.
Não sou perfeito, mesmo! Nunca tive a menor pretensão de me candidatar a “último biscoito do pacotinho” ou ‘o sabe tudo’, só que eu banco as minhas decisões. Eu sustento minha personalidade aonde eu estiver, perante quem for e não mudo para agradar. O pior erro que o ser humano pode cometer é querer agradar as pessoas só para ser aceito. Vejo tanto isso. Tenho um certo desprezo, porém respeito quem gosta ou prefere se exercer dessa forma. Eu, não! Meus ‘não’ têm sabor de não. E meus ‘sim’, também. As consequências de me ouvir são melhores que me render ao sistema. É difícil no começo impor nosso jeito de ser, só que com o tempo a gente nota que é melhor termos personalidade e afirmarmos nossa postura. Isso é ter Atitude. Originalidade! Somos únicos e não genéricos.

Eu aprendi que a vida não é tão difícil. Alguém sábio disse isso: “Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos”. O Sol nasce todo dia e ele não escolhe para quem vai brilhar.
Se sempre soubemos que cada ser carrega o dom de ser capaz de ser feliz, por que não tentarmos mudar? [/ e isso vale pra mim!] Por que se acomodar com a situação, temer uma mudança, ou acovardar-se diante do futuro?
Converso com algumas pessoas, seja no ônibus, no trabalho ou na faculdade, e vejo o medo que elas têm do pioneirismo. Do radical. Medo do incerto. Não consigo entender por que se prender tanto ao tradicional por medo ou insegurança do novo. Nunca fui de ir à sombra dos outros. Eu abro os meus próprios caminhos. Se cair, levanta, oras, ninguém é de ferro. Só que ninguém é de vidro, também. Eu acho que quando a gente tem um 'click' e desperta, começamos perceber que tudo isso é só por um tempo, uma hora isso tudo vai acabar, então, tudo vem com outro peso, a gente começa relevar muita coisa, tratar melhor as pessoas, fazer valer nosso jeito e ser felizes. Tenham um 'click'. Despertem, antes que seja tarde.

O que parece incomodar essa sociedade atual é existir pessoas que bancam suas próprias decisões e vão a luta com garra para perder com classe ou vencer com ousadia.
Eu posso ser como sou, mas jamais serei como quiserem que eu seja, porque sou um ser oscilante e não uma massa pra molde!


[/ quem toma as Suas decisões, você ou o seu meio? Dê uma olhadinha no espelho e veja se está respeitando as suas vontades!]

11 comentários:

"A Penseira" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jonas Souza disse...

Que isso, Ju... obrigado pelas palavras.
Quando a gente tem um 'click', a vida toma outros sabores, os ventos mudam as velas e a gente ACORDA pra a vida.
Obrigado pela sua visita.

Beijão
Fique com Deus.

Mika disse...

Tem pessoas que sempre estão insatisfeitas enquanto outras sempre estão de bem com a vida. Na realidade o modo de vida é uma questão de decisão pessoal.
Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode deixar como está para ver como é que fica ou com paciência e trabalho conseguir realizar as mudanças necessárias na sua vida pessoal e no seu trabalho.
Você pode deixar que o pessimismo paralise seus planos ou partir para a ação com muita vontade de ganhar.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá ou ficar preso a um passado que já acabou - e portanto não há mais nada a fazer -, ou a um futuro que ainda não veio - e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode engajar-se no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua volta ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
Você pode aprender o que ainda não sabe ou fingir que já sabe tudo e não precisa de aprender mais nada.
A escolha é sua e o importante é que você sempre tem escolha. Pondere bastante ao se decidir, pois é você que vai carregar - sozinho e sempre - o peso das escolhas que fizer...

aprender e compreender disse...

jó se tens algu que aflinges
o seu eu, é por que tudo estás cosumado como oi auge de estigmas.
Tú és o único que pode ajudar há si mesmo pelo que tú guardas dentro de sí apartir de que realmente é isso que queres
bjs

Matrix.com disse...

fala jo bela palavr eu sempre disse pra vc que vc é o" cara "eu frase que vc leu vc trasformo e um texo imagine em sua vida que trasformacao vc fara em isso nao sao palavr minha em sim nossas por que eu estou aprendedo a trasforma minha vida, espero que vc fassa uma bela trasformacao na sua vida por que vc merece...ok abrç de um amigo que deseja td bom pra vc nesse di muito especial pra vc ..ok que abra tds a porta de tudo o que vc espera no futuro eu sei que o futuro perdese a deus mais uma parte depende de nos mesmo ..ok minha nos frase, sofra vivedo ,sofra sozinho,sofra por alguem sofra com sua familia ,sofra com seus sertimentos que so ele pode te mostra o caminha que vc ainda nao sabe...ok feliz anv espero que nossa amizade dure acada dia mais mesmo nos verdo mesmo de longe,.......boa sorte amigo.......:-)sei dia hoje;.....

Jonas Souza disse...

[i]'Aprender e Compreender' (Tati), nada me afliges. Realmente, a única pessoa que pode mudar o meu mundo... sou eu. E assim é com todas as pessoas. Obrigado por tudo, aprendi muito com você.

Um grande beijo no seu coração
Estarei sempre contigo em pensamento.

Beijos
Fique com Deus.

Jonas Souza disse...

'Matrix. com' (Elias), nossaaaa, nunca pensei que o veria aqui. Embora eu tenha ficado imensamente feliz de saber que me visitou no Blog. Tantas vezes te pedi para entrar aqui e me deixar um comentário, rs. Deixo no momento certo! Poxa, Elias, adoro sua amizade. Amo mesmo! Guardo no meu coração o tempo que trabalhamos juntos. Aprendi muito contigo. E aprendemos muito juntos. EU TORÇO POR VOCÊ. E me perdoe, do fundo da minha alma, pelo tempo que fiquei sem conversar contigo [/ postei dia 10 de Janeiro aqui no Blog, As Pazes: http://ttibet.blogspot.com/2009/01/as-pazes.html]. Você vai longe, meu velho, porque você merece!!!


Um grande abraço apertado
Do seu eterno amigo, Jonas.
Fique com Deus.

Anônimo disse...

Jonas, ^^ existe mais semelhanças em nossas formas de ordenar nossos pensamentos do que Eu supunha.

Penso como Você sob vários aspectos. Notei que nós dois fazemos as substituições do eu por Eu e você por Você ( curioso, isso ) :) por isso você me questionou ... ^^ Agora Eu entendi

Tenho esses mesmos 'achismos', e faço reflexões diárias sobre isso, e quando encaixo alguém nesses moldes tão meus e particulares, respondo a mim mesmo que não sou o dono da verdade. E que ' cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é ' isso me remete a uma posição resignada quando aos caminhos, vias e trip's de outrem.

Também sei que minhas impressões a respeito das outras pessoas, dizem mais sobre mim do que sobre elas.

Porque se diagnostico essas particularidades, como vícios e virtudes nos outros e porque me são tão intimas que consigo identifica-las fóra. Ou seja me gosto ali ou não me gosto ali.

Tudo isso é perturbador e fascinante, temos uma jornada interna de descobertas que não cessa nunca. E que por vezes nos traz questionamento dos outros, porque é neles que esta nosso espelho.

Eu olho com olhos de admiração essas pessoas que você descreveu, que seguem caindo levantando e continuam seguindo, é por ai mesmo Jonas e nem deveria ser diferente.

Vou acompanhar seus posts e aguardar seu livro. Sei que ele virá ^^

Um grande abraço

Samuel

Anônimo disse...

Nossa que showw!!!
"O pior erro que o ser humano pode cometer é querer agradar as pessoas só para ser aceito."
Por que fazer a diferença incomoda muitas pessoas né?!?!
Sempre me pergunto isso..
Um posto muito show mesmo!!
Abraços de seu velho amigo.
Fique com Deus.

by Math

Jonas Souza disse...

Samuel, obrigado pela sua visita.
Você escreve de uma maneira tão singular, se faz entender muito bem. Eu também acho que somos bem parecidos em variados aspectos.
Sabe... eu não acreditava no que você disse neste comentário: 'que muitas vezes o que vemos nos outros é apenas nosso reflexo', mas hoje penso diferente. Realmente, muitas coisas que críticamos em alguém nós mesmos estamos fazendo. Estranho, né? Pois é...

Venha sempre aqui, tá! Gostei muito das suas ideias.

Abraço

Jonas Souza disse...

Matheus! Obrigado pela visita.
Não some mais, hein. Você estava meio sumido ultimamente, o que anda aprontando?? rs

Abraço
Fique com Deus.