
"Eu acho que, quando não escrevo, eu estou morta.[...] É muito duro o período entre um trabalho e outro e, ao mesmo tempo, é necessário para haver uma espécie de esvaziamento da cabeça para poder nascer alguma outra coisa. E se nascer...É tudo tão incerto!" (Clarice Lispector)
Gosto tanto de escrever. Quando você gosta muito escrever é como uma droga, porque a ausência dessa prática faz seu corpo doer. Como minhas mãos e antebraços doem agora. Quando não consigo dormir ou é difícil permanecer acordado, preciso escrever. Quando tentei ir por todos os caminhos e só encontrei portas trancadas, mas sei que as respostas estão aqui dentro em algum lugar, preciso escrever. Quando já tentei de tudo, já pedi a todos, já briguei com o mundo, quebrei a cara “de verde e amarelo” e não resta mais pra onde correr, preciso escrever. Quando criança, eu fazia muitas coisas erradas e pra muitas coisas eu era péssimo mesmo!, mas escrever eu era bom! Um papel na minha mão era uma ferramenta. Fosse para fazer bolinhas nos cantos da folha, fosse para escrever longas histórias e me encontrar nelas; era através dos desenhos e dessas linguagens tão particulares que eu me exorcizava. E aprendia muito. Porque escrever é só a ponta do iceberg...
Quando você chega ao ponto de escrever é porque já pensou tanta coisa, já sentiu tanta coisa, já fez tanta coisa!, e como não consegue entender nada disso, vai colocar tudo em palavras soltas para achar algo reconhecível. Ao olhar para o texto pronto é como se ele refletisse a sua própria alma nele e, mesmo que naquele momento você ainda não consiga enxergar o que se passa dentro de você mesmo, olhando para o texto você sabe que aliviou. Que exorcizou. Que algo desaguou. Escrever é um processo solitário, criativo, doloroso às vezes. Pior ainda quando você se depara com algo inesperado nesse processo. Mas é essa a vida de quem gosta de escrever. Não escrevo para ser entendido, aplaudido, seguido, muito menos admirado, eu escrevo porque não consegui me calar! Porque não fui capaz de simplesmente não escrever.
Quem escreve, e realmente gosta de escrever, tem o dom da palavra. E palavra, que é palavra, é expressa. É dita. É ouvida. É sentida! Calada é que não pode ficar. Quem escreve, por mais que não espere ser lido ou entendido, quer ser sentido. Porque o que ele tem pra falar, ele fala. Quem gosta de escrever – verdadeiramente gosta – não é adepto à mentiras – embora possa muitas vezes usa-las para dizer verdades. Não omite nada – embora muitas vezes usará de linguagem não-direta para dizer o que pensa. Porque ele pensa. Eu penso, o tempo todo... Vou mascarar minhas ideias e minhas palavras e como Charles Chaplin direi verdades brincando. Mas no fundo, disse a verdade. E no meio de toda essa bagunça saberei que, embora ninguém tenha entendido o que eu disse, ou não tenho gostado, ou até sequer tenha lido, pra mim valeu a pena.
Nasci pra escrever. Me lembro de quando pequeno utilizar símbolos, linguagens, sinais, qualquer forma de expressão para dizer o que eu pensava. Porque eu pensava. E hoje vejo uma porção de gente que não pensa. Gente que tem preguiça de pensar. Raciocinar. Quer tudo pronto, mastigado. Estamos nos tornando uma nação de pessoas que fala pouco. Que ouve só o que quer. E reage como querem. E assiste a tudo, passivamente. Falar pouco virou sinal de boa etiqueta. E eu que sempre achei que falar o que se pensa fosse sinal de caráter transparente.
Na infância, ficava isolado em qualquer canto de algum lugar desenhando formas sem formas, desenhos sem sentido, tentando me teletransportar para aqueles papéis. Na adolescência, me trancava no quarto e erguia o som muito alto para ninguém ouvir meus pensamentos. E agora adulto, utilizo o Blog: um espaço onde eu não me censuro!
Antes de escrever hoje, fiquei pensando no que exatamente iria falar, como falar e no fundo nem sabia o que colocar aqui. Mas se eu estava com vontade de escrever (meu corpo pedia isso), há algo a ser dito. Então me lembrei que criei o Blog não para ser exato. Ou concreto. Ou perfeito. O Blog é um espaço que eu vou encher de conteúdos que me motivam e inspiram, e vou mostrar a quem quiser ler como eu vejo o mundo. Não vivo num mundo paralelo, nem espero viver um paraíso surreal, mas esse espaço é uma extensão da minha vida; ela é intensa, com altos e baixos mesmo!, emocionante, cheia de aprendizados valiosíssimos – e quem me conhece sabe –, onde vou mostrar para os leitores, com a narrativa da minha própria história, que tudo tem saída! Nada na vida é para sempre. Nem bom. Nem mau. Tudo são lições para você aprender alguma coisa, que obviamente será necessário você saber no futuro e se tornar um ser humano mais digno, mais humano, mais feliz. E para ser feliz, a primeira coisa que você precisará aprender é: seja você mesmo!
7 comentários:
A originalidade é trivial na formulação de um texto como esse, e isso você tem de sobra, parabéns pelo blog, muito bom MESMO...*-*
Obrigado Anthuan Sales
Fico feliz com o elogio. Seja bem vindo.
Abraço
Oi Jonas :)
Que post mais interessante. Adorei porque creio que todos aqueles que gostam da area de comunicação sabem que escrever não é apenas uma arte, não são apenas palavras vazias, não é apenas um amontoado de frases, a escrita é uma terapia, é o sentimento que ganha forma no papel, é expor seu ser inexplicável de uma forma compreensível... é enfim, um dom.
Apesar da falta de um blog pessoal, você conhece minha paixão pela escrita, por poemas e desabafos. Para aqueles que têm dificuldade em verbalizar aquilo que sente, nada melhor que colocá-las de forma pensada na folha.
O texto também carrega um tom, uma energia e um sentimento... sutil mas está lá... e quem gosta, entende ao ler, quem gosta entende as entrelinhas, ouve o tom, sente a energia.
Quem consegue te fazer embarcar numa viagem através de um livro, te levar a lugares que você vai imaginar de um jeito único, de um jeito que ninguém mais vai... quem escreve uma mensagem de auto ajuda... e muda a vida de muitos, quem se livra de uma depressão por conseguir por no papel aquilo que sente... pois a folha é um exímio ouvinte... e o lápis será um amigo que nunca faltará!!
Parabéns!!
Adorei mesmo :)
Hugs, Teacher (always your teacher and friend)
Obrigado Aline. Em especial pelas últimas palavras...
Escrever é realmente tudo bom. É a capacidade de interpretar o que se passa com a gente. Dentro da gente. Isso é difícil, é doloroso, mas é compensador. Acho que quem escreve se sente muito bem depois de escrever. É como se você materializasse a dor e, agora no papel, ela não pertence mais a você. Quem disser que isso não é terapia, só deveria experimentar uma vez pra ver...
Hugs
Always...always...
_______________________________________________________
A BIBLIOTECA (Poesia) By JUNIOR OMNI.
Na BIBLIOTECA eu leio e descanso
Viajo nos LIVROS e nunca me canso
Na BIBLIOTECA aprendo a ser GENTE
Conheço os ASTECAS, povo INTELIGENTE.
Descubro as CIÊNCIAS e a MATEMÁTICA
E com PACIÊNCIA construo a TEMÁTICA
Contemplo os FILÓSOFOS com suas TEORIAS
Também os ASTRÓLOGOS e a ASTROLOGIA
Vou citar o grande “MARTIN LUTHER KING”
Vou falar do ROCK, do JAZZ e o SWING.
Vou fazer menção de “MAHATMA GANDHI”
Vou citar a ÍNDIA e o sagrado ‘RIO GANGES’
Na BIBLIOTECA tem SONHO e TERNURA
Tem AMOR, FICÇÃO, tem DOENÇA, tem CURA.
Tem HISTÓRIAS, tem DRAMA, TEATRO, NOVELAS.
Tem GLÓRIAS, tem FAMA, MAUS TRATOS, MAZELAS.
Tem a FÍSICA, a QUÍMICA, a BIOLOGIA.
Tem “DRUMMOND DE ANDRADE” e suas POESIAS
Tem PRINCÍPIO, tem MEIO e FIM da HUMANIDADE.
Tem o APOCALIPSE e as atrocidades
Li FERNANDO PESSOA e sua LITERATURA
Vi “OSCAR NIEMEYER” com sua ARQUITETURA
Até o maravilhoso ‘MÁGICO DE OZ’
Que há mais de cem anos ecoa sua voz
Na BIBLIOTECA tem grandes ARTISTAS
Na PINACOTECA os RENASCENTISTAS
Nas TELAS tem OBRAS de muito PRESTÍGIO
Algumas roubaram sem deixar VESTÍGIO
Quero mencionar também as ESCULTURAS
Vou falar de “RODIN” e de suas criaturas
Esculpiu ‘O PENSADOR’ e a ‘PORTA DO INFERNO’
E o mundo o consagrou como ARTISTA MODERNO
Quero também falar sobre a tal ‘BOSSA NOVA’
Vou lembrar “TOM JOBIM” que ainda se renova
Com as ‘ÁGUAS DE MARÇO’ molhando DEZEMBRO
E da famosa canção ‘CORCOVADO’ eu me lembro
Vou aqui encerrar este meu POEMA
Vou guardar estes LIVROS pra eu não ter problema
Já é NOITE e agora preciso dormir
Se DEUS quiser AMANHÃ eu voltarei aqui!
Copyright © JUNIOR OMNI - 2006
® Todos os direitos reservados
________________________________________________________
Olá amigo. Que texto gostoso, adorei sua escrita.
Tudo isso me inspira.
Quando tiver um tempinho dá uma olhada nisso aqui que eu faço: Http://vapordepanela.blogspot.com
Obrigado.
Olá Douglas! Obrigado pela visita. Dei uma passada no seu blog, assim que puder visitarei mais. Parabéns pela iniciativa.
Abraço
Postar um comentário