sexta-feira, 9 de julho de 2010

AGUENTE! SÓ MAIS UM PASSO...


[/ Mas para que temer... eu tenho fé!]


Tenho passado por momentos terrivelmente turbulentos, quase sendo crises existenciais.
Olho à minha volta e vejo algumas pessoas assim também: tristes, chateadas, pessoas passando por dores psicológicas...
Pode parecer difícil de acreditar para pessoas que nunca viveram momentos de aperto, mas, pra quem vive, é algo físico! Uma decepção aqui, uma infelicidade ali, tudo vai se acumulando, e a gente até tenta não se abater e não se abalar (muito), mas chega uma hora que ficamos por um fio.

Outro dia me peguei com pensamentos tão pra baixo, deixando cair-me tanto, desacreditando de mim mesmo e isso chegou a parecer uma depressão. Driblei aqui, caminhando e praticando corrida; driblei ali, vendo um filme motivador e não dando espaço para pensamentos negativos. A verdade, é que pensamentos ruins aparecem e é sim muito difícil controlá-los. Parece que quando as coisas vão indo bem no trabalho, em casa, na vida pessoal, precisa acontecer algo para nos tirar do eixo e perdermos (e é melhor que seja por um período curto) o equilíbrio.
Para nos mostrar como somos nada e quanto podemos tudo.

Períodos decisivos, que nós nos confrontamos bruscamente, nos desafiamos, nos perguntamos um monte de coisas (e para a grande maioria das perguntas não se obtém resposta alguma), e a gente cai, sofre um bocado por um tempo, acredita ser o fim, mas enfim nos levantamos! É preciso se levantar! Erguer a cabeça, recomeçar de algum modo e evoluir.
Eu não acredito que nunca existirá uma saída que seja para um problema. Nós fomos colocados no universo por um motivo maior, não estamos aqui assim à toa, tampouco acredito que devemos apenas sobreviver e nos agredir. Precisa-se plenitude, viver com coragem e ter resignação. No mundo não foram colocados anjos porque são seres perfeitos e na perfeição não haverá jamais evolução. Os ser humano é imperfeito e errôneo, e, graças à isso nós podemos evoluir; melhorar, recriar, se renascer a partir de cada queda.

Hoje prefiro agradecer Deus por ter nascido impreciso, imperfeito e temente; por eu ter dores e por passar por momentos difíceis, porque através de tudo isso que surgirá minha capacidade de olhar pra mim mesmo e descobrir qual saída encontrar, descobrir uma força dentro de mim capaz de vencer e aprender que a dor me lembrará que se eu a sinto é porque ainda estou vivo. Vivo para sorrir, para amar, para sonhar, para agradecer. Viver sem temer os tombos da vida, saber levantar dignamente, ter bravura, intensidade e amar sempre. Amar sempre. Sem mágoa, nem ódio, nem tristezas... eu agradeço o fato de ser tão limitado, de passar por esses momentos de aperto que só me fazem compreender minha pequenez. Minha pequenez perante à Vida!

Eu vejo casos de pessoas que chegam a perder tudo. Perdem primeiro o equilíbrio, depois os bens, os amigos, a saúde, às vezes perdem até a dignidade, chegando a perder a esperança...

...Mas não perdem a vontade de se manterem vivas. Vão a luta galgando aos poucos, aos pouquinhos, e com um tropeço aqui e um escorar ali vão se reerguendo. Paulatinamente. Através das suas cinzas e das suas lágrimas cansadas redescobrem seus passos, um à frente do outro... Um à frente do outro... Um à frente à outro... Até que um dia, em pé (para poderem ter o direito de cair novamente), reconquistam a dignidade e voltam ao equilíbrio, e aí a água retoma seu curso e acontece algo que se chama superação.

Podemos não ser ou não estar do jeito que nós gostaríamos num momento, mas é nosso dever respeitar o que formos. É dever nos gostar, nos amar, nos dar o direito de superar e nos orgulhar de quem somos!
Como tenho dito: um passo à frente do outro...um passo à frente do outro. Lá trás esquece. Frente! Passado não volta, e no máximo é lição. Mira uma estrela e vá buscá-la pra você, porque o que importa é o presente e nele, por mais que as coisas estejam complicadas e dolorosas, a gente deve se ver e se dizer: sairei dessa!!!


[/ É muito fácil ter fé e acreditar que sou capaz, que sou forte e que posso me superar, quando tudo está tranquilo. No entanto, eu sou provo pra mim mesmo que sou capaz de tudo isso quando ocorre o inverso, a turbulência. De baixo de uma forte tempestade, eu só tenho uma única certeza nas mãos: uma hora o Sol vai dominá-la, isso é fato, mas eu estarei aqui ainda. Então só é preciso resistir!]

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Jonas!

Espero que a aula desse domingo tenha feito você se sentir melhor.
Eu não podia deixar de comentar esse post, pois hoje fiquei de fato preocupada com essa queda repentina de vibração sua.
Peguei o livro que te mostrei hoje, fechei os olhos e pedi uma ajuda para você, para eu deixar no seu comentário, e abri o livro em qualquer página.
Abriu um capítulo que eu ainda não havia lido chamado: Permissão.
Jonas, não basta plasmar as coisas que você quer, também é necessário PERMITIR que isso chegue até você. Permita novas oportunidades, novas amizades, alegria, abundância. Seja um permissor.
Ao meu ver, você tem uma força tão grande para conseguir o que quer, que não consigo imaginar algo não chegando até você.
Chega sim! Tudo chega!!
Fiquei pensando em suas metáforas.
As vezes a floresta está quieta não porque os predadores estão escondidos esperando um deslize, mas porque a sua atenção não é mais para com eles, e sim para sua paz de espírito e evolução.
Sai dessa! Não deixe as "flechas mandadas" tirarem você de seu eixo!
Depois de tudo o que você já passou e já conquistou, tenho certeza que você está mais forte e equipado.
E como minha mãe sempre diz: Eu tombo, mas não caio.
Você pode ter tombado essa semana Jonas, mas não caiu.

Hugs!
Teacher.

Jonas Souza disse...

Oi Aline!

Nooossa, como essa suas palavras me fizeram um beem... putz, sem comentários...

A nossa aula foi sensacional pra mim, as coisas que você me disse, eu tenho conseguido ver os angulos que você tem me mostrado. Quero te agradecer por estar por perto nessa fase meio difícil minha, é transição... passa.

Tudo que eu preciso é enxergar os meus problemas de fora, e para isso preciso de alguém de minha confiança, como você.
Obrigado, uma vez mais
Te desejo todas as melhores vibrações, em dobro!

Hugs
Fique com Deus.