
[/ O que é absoluto? Quem sabe o que é absoluto, com absoluta certeza!? Se não existe ninguém absolutamente certo, tudo pode ser relativo?! ]
Desde quando eu criei o Blog, eu nunca fiquei um mês inteiro sem postar algo. Esse mês que passou - Fevereiro - eu não coloquei nada nada nada. Aceitei comentários e apareci aqui vez ou outra tentando escrever. Apenas tentando... lamento...
Quando criei esse espaço o propósito inicial era apenas por pra fora sentimentos, sonhos, confissões que eu já não era capaz de segurar comigo. Apenas comigo. Sou muito reservado, tenho uma vida simples e eu, no passado, não era de me abrir com ninguém; em momento algum; em lugar nenhum! Isso me angustiava às vezes, pois eu queria ser capaz de expor minhas ideias livremente e contar aos meus amigos sobre coisas que me consumiam. Sempre ouvi as pessoas, no entanto eu tenho o costume de me achar forte demais e querer aguentar tudo sozinho, sem me abrir e sem pedir ajuda. E isso complicava ainda mais a situação.
Sem querer procurar um psicólogo - apesar de ter pensado muito nessa ideia -, eu queria resolver esse problema, mais uma vez, sem apoio. Então veio a ideia do Blog: colocar num espaço virtual minhas vivências - que num primeiro momento seria secreto -. Fiz o Blog e não contei a ninguém. O tempo ia passando e eu escrevendo aqui tudo o que ocorria comigo, até chegar o momento de finalmente dar as caras. Deixá-lo público! A partir daí todos conheceram o Jonas, e dessa vez conheceram por mim. Pude constatar que o que acontecia comigo, acontecia com milhares de pessoas no mundo todo: momentos de solidão, momentos de tristeza, baixo auto-estima, dificuldades, questionamentos etc. A interação e o entendimento aqui transformaram a minha vida!
A princípio eu queria apenas me ajudar, aprendendo a falar mais, só que fui notando através dos comentários recebidos que eu estava ajudando outros. Com um conselho aqui, uma opinião ali, ao expor minhas histórias, algumas pessoas estavam se sentindo melhor. Isso me deixou extremamente feliz, porque se tornava uma mútua colaboração.
Então o Blog foi se reestruturando, mudando propósitos, agora com o intuito de atingir o coletivo e não apenas o eu. Essas transformações ocorreram paralelamente com um momento em que eu me transformava também. Aprendi a usar mais de mim mesmo em benefício de todos. Ser menos egoísta. Menos individualista. Deixei de ver apenas meu próprio umbigo e passei a me ver mais como integrante de um todo, como parte, como cidadão, como colaborador. E entendi que as coisas que aconteciam ao meu redor não só me atingiam indiretamente como eu também era co-responsável!
Hoje em dia algumas pessoas me encontram na rua e comentam como estou diferente, que estou mudado e dizem-me que não entendem essa mudança.
Não tenho a menor vergonha de dizer que sim, eu estou mesmo diferente. Sou outro Jonas. Tenho ouutras ideias e ouutras opiniões. Só que não digo que MUDEI. Não mudei minha essência nem minhas raízes; conceitos, ideais de vida e princípios são os mesmos de sempre. Eu me ATUALIZEI.
Reparem que uma atualização não é bem uma mudança; apenas é a transformação da versão antiga, corrigido os erros, aperfeiçoado as qualidades e descoberto novas funções; não é algo mudado, é algo reciclado.
Eu não sou o mesmo Jonas do ano retrasado. Não sou o mesmo Jonas do ano passado. Nem quero ser o mesmo nos anos seguintes. Porque eu me atualizei. E pretendo fazer isso sempre: aprender com os meus erros, fazer melhorias, descobrir novos talentos e ver essa vida com outros olhares.
Vejo pessoas que são sempre as mesmas coisas o tempo todo. Não consigo entender isso. Não consigo entender como uma pessoa pode ser sempre o mesmo, enquanto o planeta gira, a água corre, o vento se movimenta, enquanto nada no mundo é fixo. Estado permanente. Se tudo a nossa volta e até dentro de nós está em constante manifestação, se movimentando, se renovando, se transformando, não podemos ver a vida do mesmo jeito sempre. Me parece ilógico.
Se o objetivo desse Blog antes era um, hoje é outro. Totalmente transformado. Eu gostaria que vocês, leitores desse espaço, aprendam a ver a vida com outros olhos. Não digo para aceitarem as minhas filosofias como sendo suas. Não digo para comprarem a minha ideia. Mas para observarem. Apenas observarem. A gente sempre se afasta e crítica o novo, o que nos é diferente. Mas se procurássemos observar e tentar aprender...?
Não digo para mudarmos o que somos, pois sei que muitas pessoas pensam diferente, possuem outra cabeça e vieram de outro contexto, mas eu só gostaria que observassem. Tentem. Não para seguirem, ou admirarem, apenas para ver a vida com outros olhares. Existem tantas formas de se viver essa vida. Tantas... que na minha opinião só tem a perder quem não se lança a novos caminhos.
Num mundo de fatos, eu não tenho vergonha de dizer que sou um homem de dúvidas. Não sou um homem de respostas prontas. Sou um homem de perguntas! E o meu maior desejo é que a pessoas abram a mente para novas ideias, quebrem paradigmas e descubram maneiras diferentes de encarar a vida.
Quando estou numa situação que me parece incontornável, eu sei que amanhã acharei a solução que hoje simplesmente não enxergo. Eu sei que amanhã o problema não vai mudar. Mas eu vou! Amanhã o problema ainda estará lá para ser resolvido, no entanto eu já não o verei mais como antes. Eu terei outros olhares.
Quando passar por uma situação ruim, pense que essa dificuldade será para sempre a mesma, mas você não! Você tem escolhas.
[/ Questione-se. Quebre seus paradigmas. Busque maneiras diferentes. Há muita riqueza na diversidade. Assim aprenderá as muitas formas de se ver a mesma coisa e verá que nada é absoluto. Tudo é relativo! ]
6 comentários:
Oii Jonas!
Que bom ver o seu post!! Depois de tanto pensar no que escrever!!
Pode ter certeza que você mudou muito e continua mudando. Apesar de eu ter te conhecido faz alguns meses, já pude notar, nesse curto tempo uma grande evolução!! Não somente naquilo que você estuda comigo, mas nas suas ideias, atitudes, aceitação e tudo o mais.
Continue sempre assim, abrindo-se cada vez mais ao novo!! Grandes coisas virão para você!!
Parabéns pelo blog!
Teacher.
Jonas, não podia deixar de comentar teu post.
Tenho te acompanhado há algum tempo, e olhe... vc expôs duma forma tão aberta o que se passou contigo, que estou vendo a necessidade de concordar em verso e prosa com vc.
Estamos no mesmo barco, amigo. Ao passo que vou extravasando tudo aquilo que me sufoca, me angustia e me dilacera, vou ouvindo conselhos de gente maravilhosa que eu jamais sonhei em conhecer.
Tem tanta gente legal nesse mundo... só que estão distantes umas das outras. Aprendi nesse curto tempo que tenho meus blogs, que a vida é uma caixinha de surpresas, e que tudo acontece como deve acontecer.
Esou aprendendo muito, e quero aprender mais. Ao passo que vou amadurecendo e entendendo minha personalidade irrequieta e múltipla.
Dividir experiências é bom. Estou dividindo aqui com vc, e nós dois vamos nos beneficiar disso. Pra vermos como as coisas funcionam... é de adimirar...
Beeijos ♥
Oi, Aline!
Fico feliz por ler essas palavras. Saiba que te admiro muito, por causa do jeito que enxerga a vida, como você encara as situações e pelo pouco que notei e até o que você comenta, eu acho que você merece tudo de melhor. Coisas boas devem acontecer com pessoas assim.
Parabéns pela sua garra! E obrigado pelo comentário.
Fique com Deus.
Oi, Ju!
O grande barato de tudo isso foi eu ter te conhecido, foi a nossa amizade. Mais que pessoas que enxergam a vida do mesmo modo, nós sempre nos demos bem, né. Acho muito bom ter você por perto, você é uma pessoa do bem e não canso de dizer que suas poesias são raras!
Nunca perca essa essência.
Beejos
Fique com Deus.
Dilly, Dilly, Dilly... Quando leio as coisas que você escreve, não consigo deixar de reparar em como nós escrevemos parecido. E olha, o elogio é todo meu.
Você sabe usar as palavras de uma forma tão bacana, e não sei se eu saberia te explicar, mas acho bonito seu jeito de expor...
Se quando as pessoas falam, elas mostram como são por dentro, acho que você deve ser bem bacana então.
O fato de estarmos longe, me mostra como duas pessoas, mesmo morando distantes uma da outra, podem dividir conhecimento!
Beejos
Fique com Deus.
Postar um comentário