
Tenho reparado muito em como algumas pessoas ficam arquitetando mentalmente decisões, e ficam sofrendo antecipadamente por causa disso. Se eu sei e estou certo que não posso apressar que determinada situação se resolva por que ficar me martirizando? É um massacre o que algumas pessoas fazem consigo mesmas. Ficam ansiosas. Pessimistas. Querendo calcular antes da hora o que falar, o que fazer, o que pensar e, muitas vezes, tentando prever o que acontecerá. Isso não tem como. Por que me preparar para o problema que só tenho que enfrentar amanhã? A conversa, a discussão ou um desentendimento. Viva o hoje. Agora. O que você tem em suas mãos é com o que você pode trabalhar e se preocupar. Se preparar antes é como sair de casa com o guarda-chuva, num dia ensolarado, crente que vai chover. E se não chove? Mesmo que chova, a questão é: qual o medo de se molhar um pouco? Algumas pessoas tem tanto medo de errar. De uma má decisão. Acha que ficar paranóico tentando deduzir algo ajuda? Não; só atrapalha mais. Porque no momento certo, as palavras e as ações não serão como as planejadas. Por mais que faça um plano bem detalhado na teoria, na prática são outros quinhentos. Tudo muda. As coisas tomam outras formas e vão seguindo por outros caminhos. E aí, sim, corre-se o risco de que dê tudo errado; porque foi bem planejado na teoria de um só jeito e a prática mudou. Ficar crente apostando no plano A, sem um plano B, é arriscado...
O que eu recomendo? (Porque faço assim e comigo tem dado certo). Não pensa em nada antes. Toda vez que uma `'situação problema'´ vier a mente é só pensar em outra coisa. Porque não vai adiantar querer pensar ali na hora. E que isso não se confunda com ser covarde ou tendência a fuga. Nada a vê. É simplesmente não ser necessário gastar tempo e energia com uma coisa que ainda não é o momento adequado. Na hora certa deixa fluir naturalmente. Sem barrar nada. Então, fala o que tiver que falar. Fazer ou pensar.
Olha o exemplo: a Dea tinha que se sair bem numa prova destinada para professores. Fiquei dias, semanas antes ouvindo ela dizer que não ia passar; não gosta de pressão; não ia se sentir bem fisicamente na hora da prova; que certamente erraria muito e teria uma nota baixa; porque sempre foi assim com ela; porque não sei o que; e porque não sei o que lá... rs rs rs. Eu achava aquilo tão absurdo! rs rs. Mas em nenhum momento eu quis contrariá-la. No dia da tal prova, ela se saiu super bem. Muito bem, mesmo! Comparada com outras professoras hiper inteligentes, a Dea deu show! E o pior: ela ainda me liga tarde da noite para dizer que não estava acreditando na sua nota. hauhauhau. Toda vez que ela dizia que Não acreditava, eu dizia: "eu acredito!".
- Dea, eu posso ser orgulhoso, teimoso e cabeça-dura, como você diz; mas você é um verdadeiro prego na areia! rs
Acho que este assunto pode descambar para o Famoso Pessimismo. Não é esta bem a intenção do post. São coisas parecidas mas diferentes. Mesmo assim, vale uma reflexão:
- Não adianta querer antecipar as coisas. Não somos videntes nem oráculos. Nem nós conhecemos nossas reais forças, do que somos realmente capazes e até onde podemos chegar; desconhecemos nosso verdadeiro limite.
O que puder resolver, resolva na hora. O que não puder, deixa para amanhã. E o que tiver que ser somente resolvido amanhã, deixa para amanhã. Tudo na vida tem o seu tempo certo. O mais sensato é aguardar e até lá continuar vivendo normalmente, porque você não pode parar e o seu show tem que continuar!!
[...FELIZ NATAL!!! MUITAS FELICIDADES E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!...]
2 comentários:
A experiência é o um dos alicerces dos sábios que não os deixam cair nunca...Jonas há uma frase que gosto muito : -Não existe alguém igual a você, você é o único, por isso está aqui pra fazer a diferença neste mundo...Fale bem ou fale mal mas fale de mim...etc...agora que vc tem sempre razão ahhhh isso não posso negar que tem...rsrsrsrsrs..sou doida né e fiquei mesmo pensando que não ia passar mas uma coisa eu descobri que o que vale é o "conhecimento sedimentado" esse conhecimento nos leva a conquistar muitas coisas...o decorar não nos leva a lugar algum..e o que me fez tirar 18 dentre 25, foi meu conhecimento sedimentado"...leio e estudo muito porque gosto...tenho muito ainda que aprender...muitas coisas já me esqueci...outras passaram despercebidas...e outras são eternas como nossa amizade...brigadu...sempre...feliz natal pra todos dai...bjao
De tudo que eu conquistei neste ano de 2008, uma das coisas que eu agradeço a Deus é a nossa amizade leal e sincera. A gente briga, discute, debate e se adora! rs rs rs
Eu adoro você, Dea. De coração mesmo. Você é bem legal!
Felicidades mil...
Beijo
Fique com Deus.
Postar um comentário