
[/ "Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo." (Mark Twain) ]
Não existe coisa melhor do que olhar para trás, ver todo o trajeto feito e sentir um baita orgulho de si mesmo. É uma sensação indescritível relembrar de cada momento e saber desde o começo que não era fácil. Apesar de muito solitário e doloroso, a gente enfrenta essa jornada com a certeza de que ela precisa ser feita. Mesmo que nesse primeiro momento somente nós percebamos isto. Estou me sentindo exatamente assim neste momento. Corajoso. Fiel. Feliz. Integro. E principalmente, mais maduro.
O ser humano é constituído de um código de conduta; nunca tive dúvidas quanto a isso - cada pessoa tem o seu. É íntimo. Particular. E a gente sabe como é difícil seguir esses nossos valores internos e enfrentar as oposições externas. As barreiras. Creio que a parte mais difícil ainda, seja olhar nos olhos das pessoas que amamos e muitas vezes não ver refletidos os nossos sonhos, as nossas crenças, os nossos valores lá. Porém eu sei que é aí que a vida se revela desafiadora pra mim: quando dentro de nós algo "apitou" que o caminho mais difícil parece o mais correto e a gente tem que decidir o que fazer a respeito.
Aí eu me lanço. Com a coragem de um marinheiro que perdeu a bússola e vai se guiar pelas estrelas, eu me lanço. Como um lobo que uiva solitário na mata e vai se guiar pela floresta, eu me lanço. Me agarro nos ideais, firmado nos princípios, com a certeza da dificuldade, mas com esperança no peito que eu vou conseguir! Eu não desisto. Não me ensinaram essa parte. Eu não aprendi a voltar atrás. Prefiro tentar e amargar o sabor da derrota se preciso, mas não desisto de continuar tentando. Pra mim é impossível não desafiar a vida quando cada veia do meu corpo está pedindo o contrário.
Quando eu era criança adorava fechar os olhos e sentir o vento soprar meu rosto. Eu dizia pra mim mesmo que eu não estava ali no telhado de casa, que eu era como o vento livre e aventureiro. Uma hora no deserto, outra em mar aberto... Acreditava nisso. Não pude deixar de acreditar ainda. Não consegui deixar de acreditar no ser humano, na força da nossa inteligência, na nossa capacidade de cair hoje e chorar, e levantar e rir amanhã. Não consegui deixar de acreditar, desde quando me ensinaram que "querer é poder" e o maior obstáculo tá na minha mente. Não conseguirei eu acho.
Sou do contra. Do pagar pra ver. Do vai ou racha. Sou o que levanta a mão, que levanta a voz, que enfrenta a vida, que não arreda o passo. Não sou exemplo nem santo, não sou prepotente tampouco arrogante, sou um alguém que aprendeu que a vida é como dizia o poeta "é pra quem se atreve"!
[/ A quem interessar possa... Retomei minha carreira profissional e estou imensamente feliz. Porque a vida insiste em pulsar mais forte!]