"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida. " (John Dewey)
Desde de muito pequeno
sempre fui fascinado pelo tema Educação; sempre gostei de
escola, e sempre estudei em escolas públicas também. Mas o
engraçado, quando me lembro dessa época, é que vejo nitidamente um
divisor de águas no meu próprio interesse, quando passei da
infância à adolescência por exemplo. Durante o ensino infantil e o
fundamental, lembro-me de gostar de fazer os trabalhos e as
atividades e de discutir com os meus professores sobre diversos
temas; eu sentia prazer em aprender naquele universo sempre móvel e
instigador: ora era sala de aula; ora em sala de vídeo; ora íamos
ao pátio, à grama, à biblioteca etc. Gostava muito pois não
sentia desvinculação entre aquilo que aprendia no quadro negro e a
minha vida fora da escola. O que ocorreu após esse período –
durante o Ensino Médio – para ser mais exato ainda um pouco
antes, a partir da oitava série – foi um certo desinteresse pela
escola. Sempre fui inteligente e sempre gostei de estudar, mas não
gostava "daquilo" (a forma como os conteúdos eram
ministrados). Naquela época, mesmo de maneira muito superficial,
pensando em termos de Educação, achava a escola distante. Não
tinha conexão entre as disciplinas – pelo menos eu não sentia –.
E o pior de tudo eram as cobranças; provas rigorosamente avaliadas
(que nada avaliavam de fato) e aulas rigidamente monitoradas (que
mesmo assim não nos seguravam); isso a jovens na puberdade, com
absoluta certeza, é a forma mais incorreta para se trabalhar.
Simplesmente não compreendem nessa linguagem.
E por que estou falando
disso? Porque se hoje já concluí o Ensino Superior é porque em
algum momento tive uma "iluminação de consciência" –
vou chamar assim – e retomei um caminho abandonado – após ser
reprovado no Ensino Médio! Quem lê essas linhas e observa o meu
blog talvez deva supor que sou um alguém muito letrado, culto, até
como se por alguma espécie de dom tivesse nascido assim ou que foi por
toda vida um aluno "nota 10". Em primeiro lugar nem sou tão
inteligente assim; sou curioso – o que para mim é diferente e até
melhor. Em segundo, sempre gostei de estudar sim, mas isso não mudou
em nada o fato de eu ser reprovado no Ensino Médio e de por alguns
anos pensar que jamais pisaria numa instituição de ensino
novamente. Por sorte (mesmo!) resolvi, num belo dia, matricular-me no
EJA e concluir os estudos “básicos”. A que atribuo a reprova?
Existiram “n” motivos na época, mas o principal deles,
certamente, foi o incômodo que eu sentia em ter que ir à escola - então eu não ia;
não via produtividade naquilo, tampouco sentia que seria útil para
a minha vida. Então por que resolvi voltar? Existiram, também, “n”
motivos na época, mas o principal deles, sinceramente, foi porque
queria fazer uma faculdade e melhorar minha situação de vida.
Busquei, basicamente, ascensão social e estabilidade financeira. Acho que
ainda não as encontrei, mas... vamos adiante com o raciocínio... rs
rs rs
Estou brincando um
pouco, porém, infelizmente, essa é ainda hoje a realidade que
observo em muitos adolescentes que conheço: eles não gostam de ir à
escola, não veem muito sentido nela e estão considerando mais
produtivo ir trabalhar do que ir estudar. Falo como profissional de
recursos humanos, pois trabalho todo dia com essa realidade. E falando como
cidadão: acho uma grande pena e uma vergonha para o nosso país.
Estamos falhando com esses jovens! Jovens que não conseguem enxergar
utilidade na escola, perdendo assim o interesse no aprendizado, no
conhecimento.
Hoje, após todo o
percurso que trilhei, afirmo categoricamente que estudar, adquirir
conhecimentos variados, abrir a mente para novos olhares, aprender
sobre outros costumes e outras culturas diferentes é extremante rico para o ser
humano. Isso traz a ele noções de responsabilidade com a sociedade,
respeito e tolerância com o outro e abertura para ideias diferentes;
para a troca efetiva de cultura e vivências. Esse foi, e ainda
é, o meu maior ganho com a Educação. E só pude constatar isso da
pior maneira infelizmente: abandonando os estudos após ter sido
reprovado e, depois de muito tempo, retomando apenas por questões
financeiras. Não me culpo, porque graças a Deus voltei. Mas este
não é o caminho; não precisamos chegar ao final de uma rua para
descobrir que ela não tinha saída, se todos os sinais já não
mostravam isso. Nós precisamos despertar nos nossos jovens
(principalmente neles eu acho, porque o desinteresse maior parte
deles) o entendimento da importância de frequentar a escola, de
absorver conhecimento vivo e de colocar em prática no seu dia a dia
esses conteúdos. Muito mais do que para ser um profissional
requisitado no mercado. Muito mais do que para adquirir bens
materiais. Muito mais do que para se obter um diploma universitário.
Tudo isso para eles se transformarem em homens e mulheres melhores.
Cidadãos conscientes, éticos, justos, humanos e solidários, que
vão liderar a sociedade futura. Não é utopia, porque é possível!
Utopia é algo praticamente improvável de acontecer, uma fantasia;
mas isso não é um sonho impossível. Não devemos desacreditar
nesses jovens, porque falhar com eles é falhar com toda a sociedade,
onde igualmente todos pagaremos o preço por isso – preço que já
estamos pagando! O negro, o branco, o índio, o rico, o pobre, na cidade ou no campo...
Todos, sem exceção, têm o dever de colaborar com essa questão. Os
pais em não permitir que seus filhos abandonem a escola e possibilitar que eles cheguem até ela; os governos
em criarem políticas públicas melhores, mais condizentes com as
realidades diversificadas desses jovens, e as empresas colaborarem
com projetos que permitam que esses jovens não necessitem ter que
abandonar seus estudos para frequentar o trabalho. E basta, de uma
vez por todas, do discurso da “tarefa difícil”! Difícil todos
sabemos que é. Sabemos que é um desafio, uma verdadeira
transformação complicada, complexa, que demanda tempo e trabalho
conjunto (PúblicoxPrivadoxSociedade). Mas sabemos também que é
necessário abraçar essa causa, entendendo os impactos da
falta de Educação e a relação com a violência, o trabalho
infantil, as drogas, a marginalidade, no prejuízo que é para a
sociedade como um todo; transformar a Educação é uma tarefa
INESCAPÁVEL! - palavra muito bem dita por Celso João Ferretti, do
Centro de Estudos em Educação e Sociedade. Adorei essa palavra.
Admito que as
autoridades estão despertando para essa importância. Está se
enxergando com olhos mais atentos e está havendo o conflito. O
conflito é ótimo! A discussão, por mais que desencontrada, é
ótima! Pelo menos enxergou-se o desafio! Se estamos chegando a algum
lugar ou não, ou se chegaremos, ainda é cedo para nos respondermos.
Mas já é um grande passo à frente existir um movimento para
mudanças que vai ganhando forças. Estamos quebrando paradigmas, e é necessário quebrá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário