
[/ Esse é o primeiro post - acredito eu, que faço primeiro o título dele. Sempre faço um post, tendo em mente uma noção do que escreverei - com espaço livre para improvisos, é claro; mas só depois de escrever é que paro, leio, releio o post e vejo que "nome" ele tem. Só aí então vem o título. Dessa vez é diferente... ]
É diferente porque sei muito bem o que quero escrever, com a certeza que sempre tive. Com a certeza que ninguém há de me tomar: cada ser humano é realmente um mundo, em toda sua complexidade e originalidade. Não há o que contestar. Embora algumas pessoas infelizmente não percebam isso, e vivam acreditando que não é possível aprender mais (ou ensinar).
Ao longo da minha vida eu conheci tanta gente bacana, tantos "João's", "Maria's" e "José's" (como meu pai) e vi que o que vi era único. E cada sorriso carregava uma história que, às vezes pode ter sido sofrida, mas certamente deixou grandes aprendizados. Cada olhar. Cada mão. Pessoas que me emocionavam, que me comoviam, que me ensinaram muito... Pessoas que são meus amigos, meus colegas de alguma coisa - de alguma época, meus eternos professores, e algumas outras foram até meus alunos. Pessoas... sim, pessoas que carregam um mundo! Hoje um pouco do delas e um pouco do meu.
Eu sempre admirei a pequenez da vida, essa simples e singular chama dos pequenos detalhes, pelo fato de serem tão humildes e carregarem tanta vida. Uma folha de árvore, uma antiga página de caderno, uma velha casa, um rio, todas essas coisas carregam tanto. E as pessoas que nos cercam são assim. Pessoas que entram em nossas vidas com um propósito; algumas delas ensinam muito sem proferir uma única palavra direta, outras nos evidenciam uma história em apenas um olhar... Pessoas de praia, pessoas de cinema, pessoas que lêem, pessoas que lemos, pessoas que ficam... pessoas de estação - às vezes voltam, às vezes não.
Aquele que viver a vida tendo a curiosidade necessária para conhecer a fundo o interior das pessoas, acabará por conhecer também os seus vários mundos. Para isso é preciso abrir a mente para novos conceitos, abrir os olhos para novos olhares e abrir o coração para navegar nesse mundo com sinceridade. Essa é a Alquimia da vida!
Quando você perceber que Tudo ao seu redor, inclusive você, é parte de um grande tesouro, você vai se perceber diferente. Vai perceber os outros diferente. Vai conversar, vai amar, vai viver diferente! Porque vai aprender que cada pessoa neste mundo, seja ela quem for e onde estiver, carrega dentro de si um mundo - cheio de ideias, sonhos, experiências, emoções, aprendizados..., e quando você for capaz de enxergar isso nelas e ter curiosidade de navegar, as pessoas mostrarão a melhor parte delas a você e você vai estar mostrando a sua melhor parte ao Mundo!
[/ "- Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos." (O Pequeno Príncipe) ]